quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Como tudo começou.


Vamos começar falando do idealizador do nosso grupo, professor João Luiz Domiciano, quando deu inicio as suas atividades no ramo hoteleiro, na função de coordenador de recreação em 1995, viu a necessidade de fazer algo a mais pelos hóspedes e foi então que veio a idéia de montar um grupo de Boi-de-Mamão. Começou a apresentar o boi para os turistas com a colaboração de seus colegas de trabalho, mostrando como seria importante o resgate da nossa cultura.
Foi atraz das letras das músicas e das confecções dos personagens, ficou muito bom , mais nada profissional, no entanto que o nosso primeiro cavalinho era aquele com cabo de vassoura com rodinhas e uma cabeçinha de cavalo, estava muito engraçado, mais com o passar de algumas apresentações fomos melhorando, deu certo! Mais depois teve um pequeno probleminha a temporada chegou, e os funcionários dobravam seus horários e não podiam mais sair de suas tarefas para dar andamento a este projeto.

Foi então que o nosso professor teve a brilhante idéia de convidar os próprios hóspedes para fazerem parte do elenco. Não teve nehuma resistência, foi até muito interessante, pessoas que não faziam idéia que existia um folclore em Santa Catarina e muito menos que podiam participar, ficavam todas maravilhadas, pais e filhos participando e se integrando muito mais.

No ano de 2000 ( Dois Mil ) o professor João Luiz foi homenageado pelo governo de de Santa Catarina com o prêmio AMIGO DO TURISMO, pelo incentivo do Resgate do nosso folclore.

Agora não podiamos ficar somente dentro dos hotéis, junto com o recreacionista e folclorista Sandro Penteado montaram um grupo que se dedicasse ao resgate do nosso Boi-de-Mamão. Fomos nas escolas atráz das crianças da comunidade e montamos o Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi, que a 16 anos vem mantendo está tradição esta brincadeira chamada ( Boi-de-Mamão ).

Um comentário:

  1. Legal...foi bom saber mais dessa História. Visite o meu blog, fiz algumas postagens com a apresentação do nosso "Boi de Serra' Cima".

    ResponderExcluir