sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi

O Boi-de-Mamão é uma das manisfestações mais populares do litoral catarinense, revela em sua manisfestação um auto-dramático, encenado com alegre coreografia e ao som de uma cantoria contagiante que encanta e envolve crianças e adultos . É uma versão catarinense dos folquedos do bumba-meu-boi tão conhecido no Norte e Nordeste do Brasil. O 1º registro em Santa Catarina desta folia é de 1871, contada por José Boiteux, em seu livro " Águas Passadas " , onde descreveu uma dança realizada em Desterro ( Antigo nome de Florianópolis ). Antigamente a brincadeira era conhecida como " Boi-de-Pano ", mais com a pressa de se fazer a cabeça do boi foi utilizado a fruta mamão verde, dai saiu o seu nome atual Boi-de-Mamão. O autor popular do " Boi-de-Mamão " nos lugares onde predominan o descendentes lusos, os chamados descendentes italianos ou teutos, de brasileiros ou caboclos, ou onde o estrangeiro aquelas festividades próprias do luso ou do seu descendente . Quanto à época de sua realização a variantes, em que se enquadram todas dentro do período que vai do Natal ao Carnaval.

A brincadeira aborda um tema épico ( a morte e ressureiçaõ do boi ). Apresenta a pamtomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura pela benzedeira, envolvendo todos os personagens, culminando com a ressurreição do boi.

A " cantoria " acompanha toda a apresentação, cantando versos alusivos às figuras e à dramatização. O folguedo do Boi-de-Mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Esta presente nos municipios do litoral e principalmente em Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde se concentra o maior numero de grupos.

São os nossos personagens:

01- Mateus o dono do boi e sua esposa Moreninha, gravida com desejo de comer o boi com medo que seu filho nasça com cara de boi.
02- O Boi-de-Mamão
03- Os urubus
04- A benzedeira que entra para bvenzer o boi e traze-lo de volta a vida.
05- Cavalinho para laçar o Boi
06- As cabrinhas.
06- Urso branco e urso preto que gingam a capoeira.
08- Macacos e gorilas.
09- Bernuncia mãe e filha ( uma mistura de baleia com dragão criação aqui da ilha ) .
10- Maricota e Marieta ( Simboliza a moça faceira e a mulher rendeira ).
11-Valdemar o anão noivo da Maricota.
E para finalizar, a entrada de todos os personagens dançando, brincando, festejando e comemorando a ressurreição do Boi-de-Mamão.

4 comentários:

  1. Ola galera!
    tenho um trabalho infantil muito legal com capoeira em alguns projetos sociais,
    gostaria de saber a respeito da possibilidade de uma apresentação do grupo Alivanta meu Boi ,
    aguardo informações, axé!!!
    Mestre Binho
    mestrebinhocapoeira@hotmail.com
    48 8423 6639
    Face Book – Mestre Binho Capoeira

    ResponderExcluir
  2. Aguardo voces, no Lançamento da Semana Solidária da Criança, realizada pela Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SC... no dia 01/10 na Alameda Casa Rosa. Precisando de mais informações me liga 3222-7922 -- voces estão sendo contratado via SESC =) Abraço e sucesso ! Mariana Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez tive o prazer de assistir a apresentação do Boi de Mamão no SESC... Ja acompanho o trabalho ha alguns anos... Imperdivel... Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir